quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Suplementar ou não,eis a questão...

Como eu esperava, a questão "suplementação" daria o que falar.. Agradeço a todos os participantes que enviaram suas sugestões.
Quero deixar claro que não é meu objetivo fazer propaganda do meu trabalho e todo o conteúdo é basedo em conhecimento e experiência profissional. Pretendo neste post, apresentar a real necessidade da suplementação e desmistificar o "poder sobrenatural" dessas substâncias! Se o tom  ficar muito "professoral" e de dificil compreensão, me avisem para que das próximas vezes eu tome mais cuidado e isso não se repita.

Quando se fala em suplementação pensamos imediatamente em todos aqueles "produtinhos" vendidos nas lojas de esportes e de produtos naturais. Pela legislação, " suplementos" são apenas vitaminas ou minerais isolados ou combinados entre si que tem por finalidade "completar" a dieta  de uma pessoa que por algum motivo está restrita ou recuperar um individuo que apresente uma deficiência, como o caso de uma anemia por deficiência de ferro. Aqueles "produtinhos" esportivos são chamados de alimentos para praticantes de atividade física, que são alimentos para fins especiais formulados para atender as necessidades exigidas pela atividade física. Estes também são chamados de recursos ergogênicos nutricionias, que tem por finalidade aumentar a performance do atleta.
Um individuo saudável, que não apresenta sinais ou sintomas (mesmo sutis) de qualquer deficiência, que faz uma dieta adequada, variada e que atende suas necessidades, precisa tomar suplementos? Não quando se fala de vitaminas e minerais, como centrum por exemplo. O uso indiscriminado desses produtos pode inclusive afetar a saúde.Vitaminas e minerais em excesso são tóxicos, podem comprometer, principalmente, a saúde do fígado, órgão importante para metabolismo de nutrientes (como carboidratos, proteínas e gorduras) e substâncias tóxicas (como remédios e alcool). Só se recomenda a ingestão de suplementos vitaminicos e minerais quando o individuo faz uma dieta muito restrita ou apresenta alguma deficiencia ou algum sintoma, mesmo assim é necessário procurar um profissional para que o diagnóstico seja feito adequadamente. Não há recomendações especificas de vitaminas e minerais para atletas, estas recomendações são as mesmas para a população em geral.
E os "produtinhos" são necessários? Eu particularmente agradeço quando vejo um "produtinho" novo no mercado, que apresente uma boa formulação. Esses produtos facilitam muito a vida do nutricionista porque ele sabe exatamente o que e quanto está dando de energia e nutrientes. Mas eles NÃO substituem uma alimentação adequada, variada e específica para aquela pessoa! Esse produtos facilitam a recuperação muscular, o fornecimento de energia principalmente durante o treinamento, quando a vontade de comer é zero mas a sede é máxima, quando é preciso reabastecer o corpo mas fica impossível levar alguma coisa (tipo sanduiche) para comer. Cito sempre um exemplo: um ciclista procura um nutricionista porque ele faz provas de longas distâncias e precisa de uma alimentação adequada. O profissional então orienta este atleta a levar sanduiches para consumir durante o treino longo. O ciclista acorda às 5h da manhã, prepara seus sanduiches de pão de forma, requeijão light e peito de peru, embrulha no papel aluminio, coloca no "bolso" traseiro da camisa e sai para pedalar seus 200km. O dia está quente, os sanduiches continuam no bolso do atleta, sendo aquecidos pelo corpo e pelo sol. Ele come o 1º sanduiche após 1:30h de pedal e continua pedalando, ao final da 3ª hora come o segundo. Mas poucos km a frente desiste do treino pela dor de barriga  e que permaneceu por 3 dias... Moral da história: NUNCA leve alimentos que possam estragar o seu treino! O sanduiche preparado, virou uma colônia de bactérias, porque não foi armazenado adequadamente. Se no lugar do sanduiche ele tivesse levado gel de carboidrato, bebidas esportivas como glicodry, endurox, nada disso teria acontecido! Esse produtos são formulados para fornecer energia, recuperar o atleta e o risco de contaminação é muito baixo! Então qual é o problema de usar estes produtos? O uso indiscriminado! É muito comum em academias, o individuo fazer 1 aula de spinning e tomar maltodextrina. Eu sempre me pergunto: Para quê? Depois reclama que nunca consegue perder a barriga.... A malto é super bem vinda quando necessária, mas seu uso excessivo, engorda. Outra coisa se ela não for preparada (diluida) corretamente pode causar flatulência (gases) e até mesmo diarréia... A quantidade ideal nem sempre é aquela descrita no rótulo! é o seu nutricionista que deve acertar tudo isso de acordo com seu treinamento!
Todo e qualquer produto deve ser usado a partir de uma prescrição e orientação de um profissional  nutricionista. Muitas pessoas usam produtos porque o atleta profissional usa ou porque deu certo para o amigo ou porque o treinador ou médico falou. Nenhuma dessas pessoas tem formação profissional para   indicar ou prescrever esses produtos. O direito da prescrição de dieta é uma atividade exclusiva do nutricionista garantida por Lei, todo profissional que não está apto deverá ser autuado..  A utilização dos "produtinhos" deve ser acompanhada por um nutricionista (preferencialmente esportivo) ou certamente seu potencial atlético pode ser comprometido... 
É possível atingir meu objetivo somente pela alimentação? Sim! Nem todas as pessoas podem (financeiramente falando) ou querem usar os produtinhos.. É o nutricionista que deve "se virar" para atender as necessidades do atleta e não o contrário! Se não dá para tomar gatorade, o nutricionista precisa formular um "genérico"! E assim por diante! Ninguém vai deixar de alcançar seu desempenho máximo se não usar "produtinhos"! Possível é mas, dá trabalho (para o nutricionista e para o atleta), exige mais de ambos! É mais peso no pedal, na corrida, é mais comprometimento na dieta para não faltar energia e vai ter que levar marmita para todo lugar...  
Há casos de atletas que fazem dieta inadequada prescrita por outros profissionais, fazendo "suplementação" totalmente inadequada que apresentam sinais claros de sobrecarga no fígado (intoxicação hepática), alergias, descamação da pele, inchaço nos olhos, olheiras e claro, nunca alcançam seus objetivos! Por isso não é possível recomendar nenhum "produtinho" sem conhecer, avaliar o atleta! é preciso investigar toda sua história, sinais ou sintomas, queixas e só depois acertar sua alimentação e " suplementação". Usar produtos como whey protein, pode ser maravilhoso para alguns e péssimo para outros... Isso se chama individulidade bioquímica e deve ser levada em consideração antes de usar qualquer coisa!
Resumo da história: Tenha alimentação excelente, só use produtos prescritos e aumente sua performance!

Mariana Gonçalves (CRN 09100479)
Nutricionista Esportiva (UERJ)
Pós graduação em Nutrição Clínica Funcional (VP)
Mestre em Alimentação Nutrição e Saúde (UERJ)
Doutoranda em Alimentação Nutrição e Saúde (UERJ)
Professora do Instituto de Nutrição (UERJ)
Gostaram do post? Envie seu comentário e sua sugestão para o próximo tema! Comente!





quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Gripado de novo antes da competição.


Olá amigos,como não estou treinando devido a uma inflamação na garganta,tenho bastante tempo para escrever e pensar,.Acho que por isso minha cabeça está doendo.rsrs

Eu treino sozinho,sou eu quem faz as planilhas,os ciclos,as provas alvo e coisas do tipo.Não tenho formação na área,sigo apenas o que aprendi nesses anos todos de prática esportiva.
Sei como meu corpo reage a cada tipo de treino,cada estímulo realizado,cada treino longo ou tiro.

Muita gente acha que eu seria melhor atleta se tivesse um treinador ao meu lado,mas digo que sou melhor atleta hoje sozinho do que em todos os anos em que tive excelentes treinadores.Não vou discutir isso e não é sobre isso que quero falar.
 Porém se algum abençoado souber explicar o que acontece,já deixo aqui o meu agradecimento.rsrs

Comecei a buscar na memória as vezes que fiquei doente as vésperas de provas importantes.Como não tenho uma boa memória,busquei algumas mais recentes e me assustei com o número de vezes que isso aconteceu.

Vou listar algumas.

Long Distance Rio de Janeiro 2009 Revezamento - Gripado 2 dias antes da prova,eu nadei os 1900m com febre.Conseguimos um 4º lugar.

Ironman 2010 - Inflamação na garganta das brabas,10 dias antes da prova.Tomei antibiótico por uns 7 dias ou mais.Fiz a prova sem sintomas,mas não estava 100%.

Long Distance Rio de Janeiro 2010 revezamento - Inflamação na garganta dia anterior a prova.Pedalei os 90km da prova com febre, com tosse absurda e conquistamos um 3ºlugar e ainda fiz o 4 melhor pedal da prova tirando os profissionais.

Ironman 70.3 Penha 2010 - Gripado no dia da prova.

Isso eu só coloquei as provas mais importantes,sem falar nas outras menores.O que me leva a crer que isso é emocional.

Já disse inúmeras vezes que gosto mais de competir do que treinar,mas não quer dizer que não treino e não quer dizer que treino demais.Sou preguiçoso para os treinos,mas nas competições me transformo.

A pergunta que não quer calar é pq não fico doente nas semanas anteriores?Já que os treinos são bem puxados.Pq vou ficar doente justamente na semana da prova? E não venha dizer que é excesso de treino,pq venho de uma semana bem tranquila e de um final de semana de descanso total.

E outra coisa, me cuido como se eu fosse um recém nascido,principalmente nas semanas que antecedem a prova  e pq justamente só na véspera da competição isso acontece? Não consigo enxergar outra coisa que não seja emocional.Não tenho problemas com nervosismo pré prova,não tenho medo de competir,pelo contrário adoro fazer isso.
Só pode estar no meu subconsciente.

Me cobro bastante,gosto de fazer o meu melhor e quando não estou tão bem preparado para uma prova começo a pensar nisso de forma ruim.Nunca acho que estou bem,por mais preparado que esteja eu sempre acho que poderia ser melhor,talvez  esteja aí o x da questão que eu tenha que trabalhar.

Só sei que em nenhuma dessas provas eu desisti e me superei de alguma forma.Espero que no domingo eu me supere também e faça uma boa prova no short triathlon do Rio.
Semana que vem eu relato aqui no que deu.rsrs

ABRAÇOS E BONS TREINOS.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Quando você admira alguém e quando você é admirado.

Olá amigos,depois de ter deixado o blog as moscas,eis que ressurjo das cinzas como uma fênix.Calma aí,vamos voltar,está muito estranho esse negócio de fênix.
Depois de muito tempo e um tanto enferrujado,volto a escrever e abro meu coração novamente.

Eu sei que vcs sentiam falta dos mais belos textos do universo bloguiano e não se aguentavam de tanta ansiedade.Eu também sinto muita falta de escrever,pois eu  sei que sou um gênio e como todo gênio sou  mal interpretado várias vezes,porém eu não desisto e vcs vão ter que me engolir.rsrs

Quando somos bons temos que dizer não é mesmo?Humildade é o meu lema.
Agora vou deixar de bobeira e vou ao que interessa.rsrs

Eu estava pensando em como escrever o que está na minha cabeça há algum tempo,sem ser arrogante,prepotente ou humilde demais.Resolvi escrever como sempre escrevi,as claras e do jeito que estou sentindo,apesar de não ser nenhuma polêmica.Sem mais delongas vamos ao assunto.

Você já parou para pensar nas pessoas que te admiram?E nas pessoas que vc admira?

Admiro várias pessoas e em algumas ocasiões me peguei falando,defendendo,brigando por aquela pessoa que admiro,mesmo que em algumas ocasiões elas estivessem erradas.Acho que todos nós fazemos isso,quando realmente gostamos e admiramos alguém.

Porém eu nunca parei para prestar atenção nas pessoas que me admiravam,até o dia que fui participar de um desafio de 12hr de natação, onde estavam presentes o Luiz Lima e vários outros atletas,entre eles muitas crianças.

Eu como todo pavão que se preze,fui logo me fantasiando.Coloquei meu macaquinho da orca bonitão,peito estufado,todo garboso, já que quando o cabra caía na água o locutor passava todo histórico esportivo do atleta.Eu me senti orgulhoso da minha pessoa, por mais amador que eu seja,tenho um bom currículo.rsrsrs

Nadei algumas vezes,eram 200m por atleta e assim foi o dia todo até chegar a vez do Luíz Lima para nadar 20minutos.Só pra deixar registrado que ele fez 2000m nos seus 20minutos!!!!Um pouco mais ou um pouco menos,mas o que importa é que o cara nada muito.

E eu fiquei admirando aquele ser anfíbio nadando,prestando atenção nos seus movimentos e ouvindo o seu currículo como nadador,diga-se de passagem é impressionante.Olhei para as crianças no momento em que ele nadava e vi os olhos brilhando.Pensei com meus botões em como uma pessoa dessa pode influenciar positivamente na vida de uma criança.

Depois que o Luíz saiu,começaram os tiros de 50m para atingirmos uma kilometragem maior.Então foi metade dos atletas para a outra borda e começamos o revezamento.Nesse momento fiquei ao lado de várias crianças e adolescentes,um frio de fazer pinguim usar casaco,mas nós estávamos ali firmes e fortes.Mais ou menos firme,estava mais pra vara verde de bambu, de tanto que tremia.

Foi aí que percebi que as crianças me olhavam,confesso que fiquei um pouco incomodado pois não sabia o motivo.Cheguei a perguntar se meu macaquinho estava rasgado.Mas o professor das crianças viu eu perguntando,chegou perto de mim e disse:"eles estão te admirando".Não preciso dizer que meus olhos encheram de lágrimas.

A partir daquele momento passei a ver de forma diferente,foi quando percebi que eles imitavam o meu gesto fora da piscina.O jeito que eu me alongava,batia com os braços,até a forma que eu me mexia.Achei aquilo tão singelo e tão bonito que me emocionou mais uma vez.

E pensei nas pessoas que me disseram  que se inspiravam em mim,que liam o meu blog,que torciam por mim  e eu não achei naquele momento,que isso era uma coisa fantástica,achei até que estavam tentando me agradar.

Hoje eu olho pra trás e vejo como é fantástico tudo isso. Penso nas pessoas que convivem com a gente ,que  nos admiram,as vezes não falam mas se você prestar atenção direitinho você vai perceber.

Desde então eu venho matutando isso na minha cabeça e fico imaginando o poder que esses grandes atletas possuem perante as crianças.Eu penso no poder que os pais possuem perante seus filhos,o poder que nós temos sobre os nossos amigos e parentes em influenciarem para o bem e para o mal.

O  que realmente estamos mostrando para essa garotada? Quais os princípios e valores que estamos dando a elas?
Seja no esporte ou na vida. Eu não sei o que estão passando para muitos,mas o que vejo é que o negócio está de mal a pior.

Voltando ao título da bagaça aí em cima,eu pergunto a você,quantas vezes vc imitou algum gesto,forma de falar,jeito de nadar,pedalar,correr do seu atleta preferido?
Nós que somos crescidos fazemos isso até involuntariamente eu acredito,mas fazemos.Quem nunca se deu um tapa no peito,nos braços e nas pernas como o Cézar Cielo?
Não quero me alongar mais,pq tenho certeza que vou me perder no meu raciocínio fantástico,aliás já me perdi.

A verdade é que nós temos uma grande responsabilidade como esportistas,você pode até achar que não,mas tem sempre alguém te olhando e esse alguém pode ser seu filho.Não só como atletas,mas como homens e mulheres.

Não sei se me fiz entender,mas não precisa mudar o seu jeito de ser e muito menos dar ouvidos a mim.Só atentar para esse mundo cheio de responsabilidades que você tem mais uma,que são as pessoas que te admiram.
Acredito que não custa nada se policiar em relação a isso,pelo menos para termos um mundinho um pouco melhor,mesmo que esse mundinho seja dentro da sua casa.Que na minha opinião já é o bastante.

ABRAÇO E BONS TREINOS.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

É o ironman,só vai entender quem fizer e contar sua história.Por enquanto eu conto a minha.

Olá amigos depois da despedida antecipada venho anunciar depois da prova concluída,com muita alegria e entusiasmo,que minha opinião não mudou.Não irei participar do evento da inscrição do ironman 2013.Que afinal aquilo é um evento,onde todo mundo fica em frente ao computador pra se inscrever e comemora no momento que consegue.Desse mega evento eu estou fora.

Bom,vamos ao que interessa que é o ironman 2012.Antes de viajar fechei com o Farias o nosso planejamento de treinos em Floripa.
Chegamos na terça e no mesmo dia corremos 11km ritmo de vovó doceira e assim começou o ironman pra nós.Conseguimos fazer o planejado,que era treinar no local da prova,descansar,ir na feira,encontrar os amigos e descansar de novo.

Dito isso, já digo de cara que foi bem feito todo o planejamento e a execução.Faltava o grande dia para colocar em prática o que ensaiamos nos treinos.Não treinamos muito bem e também não foi muito,mas ensaiamos bem o que íamos fazer,com muita conversa e prática.

Dia da prova

Acordamos as 4 da matina e fizemos tudo dentro do planejado:café,banheiro,pegar as coisas da geladeira,as bolsas em cima do sofá,banheiro de novo e por último banheiro novamente.Saímos de casa as 5 de carro e estacionamos muito perto da largada.

Me encontrei com a equipe  na hora da marcação,Moisés,Ilson,Velasques,Marks e depois não vi mais,não pudemos fazer nossa oração,foi uma pena.

Fiz tudo o que estava ensaiado,em 1º lugar vi o pneu,pra mim se o pneu está cheio o resto tá tranquilo.Arrumei as coisas na bike e fui para arrumar as sacolas para a transição,deixei tudo como ensaiado em casa,pra não dá nada errado e mesmo assim alguma coisa sempre sai errado,como irei relatar mais a frente.
By Rosane Erudilho
 Largada:

Dei um abraço no Simon,na Paty,na Rosane que por sinal tirou as fotos lindísssimas que postarei aqui,no Marco,no Peter e por último dei um abraço no Farias,agradeci a ele tudo que fez por mim e desejei boa prova,o resto ele já sabia o que fazer e fez muito bem feito.

Como sempre faço me posicionei com a fita no peito,posso não ser o melhor nadador,mas sou o mais abusado,só largo na frente.rsrsrs
Me concentrei como nunca no sinal de largada,pq em Penha eu queimei e todo mundo foi atrás,não queria ser o causador de tal coisa no ironman.Pedi proteção a Deus e aguardei o sinal.

Quando deu o sinal corri muito forte pra água e dei um tiro fenomenal de botar inveja no Phelps,só que mais 200m a frente estava nadando pior que o meu labrador que odeia água.Pelo menos estava nadando sem muito tumulto.

O que eu fiz nessa prova foi me orientar bem,não segui ninguém e fazer uma força moderada.Fiz isso muito bem,saí em cima das duas bóias e em cima do curral que passamos pela areia.

Quando saí do curral percebi que a correnteza estava jogando para a direita de quem entrava no mar,o contrário da maioria dos anos em Floripa.

Malandramente saí correndo pela areia no sentido oposto da correnteza e caí no mar sozinho novamente.Logo tive a companhia da Flávia Biondi que estava a minha esquerda,ela percebeu a mesma coisa que eu e foi uma decisão muito acertada.Enquanto todo mundo nadava como um siri,nós nadávamos em linha reta.

Contornei as bóias e as pessoas cometendo o mesmo erro de sempre,o de seguir as pessoas e errando o erro dos outros.Eu prefiro errar o meu erro,então novamente comecei a nadar em direção as pedras e a correnteza fez o resto,quando encostei a mão no chão,levantei eu estava em frente ao pórtico com o tempo da prova.

Acreditem não fiz muita força e fiz um tempo muito bom,59:33 graças a navegação e ao meu amado Deus.Deixo meu humilde conselho,treine a sua navegação vc pode ganhar bons minutos.

Transição 1

Fiz uma ótima transição,não errei nada,tudo estava em seu devido lugar.Tempo 3:44

Ciclismo

Saí com um objetivo na cabeça para pedalar,mas quando cheguei na estrada e olhei pro mato e não vi ele se mexer,pensei comigo é agora.Falei em alto e bom som "senhor vem comigo pq eu vou fazer força agora" e fiz,aproveitando que o vento não deu as caras,já que na 2ª volta com certeza ele aparece.

Fui indo e gostando cada vez mais do que estava fazendo e na beira mar tive a certeza que o vento não estava ali,eu aproveitei mais ainda,soquei o bambu.Eu sabia que não conseguiria manter isso muito tempo,mas já tinha ganhado bastante terreno.Virei os 90km com 2:32:57 no cateye,


Continuei com um ritmo "saudável" esperando o vento aparecer e ele não vinha,então eu fui até ele chegar,mas pra minha surpresa ele não veio muito forte então consegui ficar bem ainda.

Já no km140 comecei a sentir uma cãibra na perna direita,já fiquei preocupado pois era o fruto do esforço feito,sabia que não tinha condições físicas de fazer aquele ritmo,estava somente contando com o milagre de Deus.

Bati na perna e lembrei da melhor nutricionista esportiva do mundo a Mariana,que me diz sempre para eu me hidratar,cápsula de eletrólitos,alimentação coisa e tal.Porém eu estava fazendo tudo que ela me recomendou,foi quando atentei pra um detalhe,estava muito quente e o meu ritmo estava mais forte que o habitual, aí amigão vc tem que melhorar a ingestão,obrigado Mariana vc é um gênio mesmo.

Depois de reorganizar minha alimentação,hidratação não senti mais nada  de cãibras,aliás não senti nada na prova inteira,só o cansaço normal de quem faz o ironman,alimentação perfeita como sempre.

Depois do susto já voltando me deparo com meu amigo Alê com a bike quebrada na subida,confesso que deu uma abalada na moral,o cara treinou tanto e tudo acaba em uma roda quebrada.Aí eu passo por ele e o cara ainda me dá força,eleva minha moral,não esquecerei esse momento Alê,está guardado na memória.

Logo depois vem a descida e olhei pra trás e não tinha ninguém,olhei pra frente ninguém,pensei comigo "prova fantasma". Se não fosse os carros passando eu diria até que estava sonhando,foi uma mistura de sentimentos nessa hora,deu medo heinnnn!!!!rsrs

Entreguei a bike sem problemas,agradeci a Deus e corri esquisito para a tenda,parecia uma lebre saltitante, nunca tinha sentido aquela sensação de estar sem o controle das pernas,estranho mesmo.Aí é que veio o x da questão.(Eu queria bater o recorde mundial de transição em ironman da bike para a corrida,era uma brincadeira com os amigos,mas que eu estava levando a sério),

Transição 2

Peguei a minha sacola e como um raio fui pra cadeira.Joguei tudo no chão,coloquei o capacete na sacola e joguei a danada longe e sem olhar pra onde joguei,ai meu Deus pra q eu fiz isso?

Quando peguei o tênis pra calçar,cadê a meia? Mermão a bicha estava dentro da sacola amarela e eu joguei dentro do cercado com outras tantas.Não pensei duas vezes pulei o cercado e comecei a procurar minha sacola,vcs não fazem idéia do desespero,vi no mínimo umas 15 sacolas antes de achar a minha,já estava desistindo e ia correr sem meia mesmo.

Quando por um milagre ele veio a minha mão sem ao menos eu esperar,ela simplesmente caiu do monte em meu pé.Pulei de volta do cercado coloquei a meia,o tênis e só aí joguei de volta a sacola.Saí correndo com um saco plástico com as garrafinhas de  géis e as caixinhas de comprimidos,parecendo um profissional cheio da pressa.

O tempo do recorde do paspalhão aqui,foi de 5:02 na T2,pra quem queria fazer menos de 2 minutos,foi uma ducha de água fria.kkkkk

Corrida

Saí pra correr me sentindo super bem e um pouco forte pra minha forma atual.Um pouco a frente vejo a Rosane gritando meu nome e tirando foto,foi muito legal.abri o teclado e comecei a sorrir e ali percebi que minha prova estava ótima e que eu não estragaria tudo correndo como um louco.
Correndo mais forte que eu aguentaria
Poderia até fazer um tempo melhor ainda,mas não vou abusar da boa vontade de Deus comigo né?

Chegando em  Canasvieiras me deparo com "aquilo",é assim que eu chamo aquela subida insana de canasvieiras.Sinceramente até hoje não entendo pra q correr naquelas ruas estreitas,se esquivando de carros e com umas subidas que até carro  sofre pra subir.

Pq não fazem a corrida ali em Jurerê? É tão mais bonito e seria muito mais seguro também,sem falar naquelas benditas ladeiras que não servem pra nada,aliás serve sim,pra acabar com a gente.
Se não fosse a subida ali também,acho que seria uma das provas mais rápidas que tem.

Depois do sofrimento correndo como cabrito dos andes,encontro a Soledad esposa do Ezequiel Morales e ela grita Artur o Ezeq está vencendo,eu fui comemorar e levantei os braços gritando uhhhhuuuulllll.Mermão me deu uma cãibra nas costelas que quase eu caio ali mesmo,o uhulllll chegou a falhar,saiu quase como um urro.Mas eu estava tão feliz,pq torço muito pelo casal e no dia anterior eu disse pro Ezeq no chaveiro na esquina da av.búzios,que ele venceria essa prova e foi uma alegria imensa mesmo.

Fiz a 1ª volta e muita gente gritando o meu nome,Ana,Jane,Vagner,Fernando,Vicente,outras que não consegui identificar,depois a Rosane de novo e mais foto,depois veio a Leila,a Marcelle e foto também,o Neném e eu correndo ainda.
1ª volta pulseira azul,feliz da vida

Como o percurso é praticamente plano,tirando uma ladeirinha bem safada que tem na estrada,mas que vai minando suas energias,o percurso de 10,5 é bem mais humano e fácil de fazer.Fácil não,é menos sofrido digamos assim.

Completo a segunda volta e parto para fechar e aí é uma sensação muito gostosa que não consigo descrever.Vc enfia o braço na braçadeira que esse ano era amarela e arrepia.Meses de treinamento sofridos,pesados,ausência das pessoas que amamos e vai acabar com menos de meio dia de atividade ou um pouco mais de meio dia.

Parece simples mas não é,parece triste mas não é.É o ironman,só vai entender quem fizer e contar sua história.

Continuando:Mais a frente encontro a Leila com uma plaquinha de força,foi emocionante aquele momento.Depois encontro o Marinaldo correndo,que figura sensacional,que alegria revigorante.

cumprimentando a Leila,e indo pra última volta
Já no km 35 encontro o Simon,dei os parabéns e ele me disse que eu chegaria com a luz do dia,respondi que seria difícil,mas com força de vontade dá pra dizer que cheguei de dia.kkkkkkk

indo pra chegada
Encontrei o Velasques que veio me buscar e dar o gás final,passei alguns atletas,cumprimentei as pessoas que batiam palmas,o Alê veio ao meu encontro e correu ao meu lado,foi muito show Alê,obrigado mesmo cara.Me emocionei naquele momento vendo tantas pessoas que nunca me viram na vida e outras muito queridas batendo palmas e correndo do meu lado,imagens que não saem da cabeça.

Cruzei o pórtico com o Velasquez mais uma vez,com um tempo de 10:30:46 e a minha maratona foi de 4:02:12.Ajoelhei e agradeci a Deus por aquele momento.

Foi tudo além da minha expectativa,não esperava realmente esse tempo.Não tinha condições físicas de fazer isso,mas acredito em um Deus que tudo pode.Entreguei minha prova a ele e fui,simples assim.


O ironman está no meu coração e os sonhos que ele me proporciona estão ocultos no meu ser e serão revelados em uma outra oportunidade.Que isso hein?Cheio do mistério agora o blogueiro aqui.kkkkkkkkk.

Não entendam como arrogância,mas vejo que sou capaz de fazer uma prova mais rápida.Preciso treinar bastante,bem mais que esse ano e contar com as bençãos de Deus pra dar tudo certo.Mas sou um cara realista e sei do meu potencial,não sei se faria muito abaixo de 10 horas.Tem um ponto que a gente chega que falta talento.Mas eu tenho isso em mente e quando voltar a fazer ironman vou estar com certeza mais equilibrado,posso pensar nessa hipótese de fazer um abaixo de 10hrs.Ta aí um bom motivo pra eu retornar ao ironman,quem sabe?

Agradecimento especial as pessoas que me ajudaram demais para eu fazer esse ironman.Minha amada Mariana,profissional que cuida da alimentação do atleta, perfeita como sempre e cuida do homem Artur Araujo.Ao meu irmão Farias que sem ajuda dele não estaria nessa prova,vc foi fundamental irmão.A minha equipe BFNIG,Velasques,Ilson,Moisés,Guimarães,Marks.
Equipe

A vcs meus amigos que me acompanham e me entendem,sabem das minhas alegrias,angústias,contadas aqui ou pessoalmente,obrigado pela torcida sincera,pelo esporro na hora certa,do conselho amigo.

A Deus pela minha vida,pelas pessoas que ele colocou em minha vida.A ti toda honra e toda glória senhor.

O blog continua ativo e eu vou em busca de novos desafios,mais curtos e mais intensos.rsrsrs



Abraços e bons treinos.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Na ida chuva,na volta vento e a gente?Rindo a toa.


Antes de tudo peço perdão pelos erros de concordância na escrita e agora na fala,preciso voltar para a escola.
O nosso pedal de domingo começou bem promissor,com a temperatura bem agradável e com o sol querendo dar o ar da graça,mas as nuvens estavam lá esperando o momento certo de atacar.

É claro que ela não ia atacar logo no início do pedal,pq voltaríamos para casa,ela atacou no momento que todo ciclista adora,consertando o pneu furado.

Antes de falar da chuva vou falar do pneu furado.Depois de 40km bem rodados a minha bike fura o pneu dianteiro,paramos e eu fui ao conserto do bruto.Peguei ferramentas e troquei a câmara rapidamente como um mecânico de F1,fui encher o pneu e aí?Nega de pitibiriba,a bagaça não enchia ou seja estava furada.

Troquei de novo fui encher e...... nada,não enchia,outra furada.Pensei comigo hoje tá difícil o negócio,mas continuei o serviço já com as pontas dos dedos doendo de tanto tirar e colocar pneu,até que a última deu certo.E exatamente quando termino a bagaça,a chuva cai,pensei de novo hoje vai ser complicado.

Olhei pro Farias e perguntei vamos continuar?E ele: vamos.Alertei do fato de não termos mais câmara reserva e ele afirmou que o pneu não furaria mais.Então tá,vamos embora.
Guerreiro que é guerreiro não escolhe a batalha,simplesmente vai a luta.E nos fomos,meio desconfiado mas fomos.

Aí a chuva resolveu cair com vontade e determinação,tanta determinação que eu pensei que não acabaria,pedalamos mais de 60km na chuva em direção a entrada de Araruama.Quando chegamos na entrada de Araruama me deu vontade de subir um pouco para ver a estrada.Eu sei que dali em diante a via lagos não tem acostamento,mas mesmo assim eu fui,vai que eles mudaram alguma coisa e tive uma grata surpresa com a pista que leva a Araruama.

Uma pista de mão dupla,porém novinha e com acostamento.Não pensamos duas vezes e seguimos mais um pouco,deu 11km a mais no percurso somente de ida,ou seja ganhamos 22km de alegria.
Atrás da gente a estrada que leva a Araruama,muito boa por sinal.
Durante a nossa pedalada chuvosa na estrada desconhecida,avistei um borracheiro,eu tinha o material para consertar as câmaras,só que o tempo que íamos perder não valeria a pena.Então parei e deixei 3 câmaras com o cara e continuamos o pedal até quase na entrada da cidade.Peguei as furonas de volta e continuamos o pedal,mais relaxados agora.

No trevo,encruzilhada como queiram chamar encontramos a figuraça que aparece no vídeo.Nesse momento a chuva deu uma trégua e quem entrou em cena foi o vento,e que vento.

O vento era tão forte que começamos a sentir frio,sem falar no esforço absurdo para andar a 25km/h e os sustos com as rajadas de vento que por pouco não derrubava a gente.

O tufão estava tão forte que o capim navalha se jogou no chão e não saiu mais de lá,se entregou o fracote.Foi tenso até furar outro pneu,dessa vez o do Farias e mais uma vez o traseiro.
Feliz pra caramba trocando a câmara
Pneu consertado e de volta a labuta contra o vento.O bom disso tudo que em nenhum momento ficamos irritados ou nervosos,pelo contrário estávamos felizes em cima da magrela e por estar treinando.

No final disso tudo 152km em mais de 7 horas contando as paradas.Eu só gostaria de dizer que não aconselho a fazer o que fizemos,é perigoso e desnecessário.Fizemos isso pq estamos um tanto desesperados ,não treinamos o suficiente antes e queremos adquirir condicionamento agora.
E também não é uma estrada para neném chorão,é pra cabra macho.hahahaha.

Agradeço a Deus pela proteção contra acidentes,dos ignorantes e dos malvados.E que venha o Ironman.


ABRAÇOS E BONS TREINOS.